A prática da patinação artística requer o uso de material especializado e, tendo em vista tratar-se de uma prática esportiva, este material deve oferecer a segurança necessária ao bom desenvolvimento do atleta, evitando problemas como torções e fraturas. Por este motivo, em nossa escola não são aceitos patins de brinquedo, de lazer ou de rua, bem como rollers (inline) ou similares.
A confusão entre os tipos de patins é muito comum, uma vez que vizualmente, para os leigos, os modelos podem parecer bastante semelhantes. O que deve ser levado em consideração neste caso é a composição do patins, não podendo, por exemplo, conter plástico rígido em nenhum de seus componentes, velcro ou regulagens de tamanho, entre outros.
O patins adequado à patinação artística possui botas em couro ou PU rígido com amarração feita por cadarços, base leve e resistente, sistema de eixos com amortecimento, além de rodas em poliuretano ou em elastômeros termoplásticos de poliéster e freios de borracha com boa aderência. Esta composição garante, além da segurança do aluno, um desempenho positivo e efetivo do material, bem como evitará danos ao piso das quadras.
Entenda: um excelente patins de lazer não será um bom patins de artística, assim como um ótimo tênis de corrida não servirá para jogar futebol ou realizar escaladas.