NOSSAS AULAS

Embora sejamos um clube esportivo, entendemos que como escola se faz necessário irmos além do esporte e, por isso, baseamos nossa metodologia de trabalho nos 4 pilares da educação, segundo a UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Para ‘‘aprender a conhecer’’ estimulamos nossos alunos a aprenderem como descobrir e capturar novas informações. Este pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

Para ‘‘aprender a fazer’’ trazemos para a prática todo aprendizado adquirido, adaptando o conhecimento à realidade e necessidade de cada indivíduo. Com o aprendizado individual, faz-se possível o compartilhamento de informações e, consequentemente, a evolução do grupo.

O ’’aprender a conviver’’ é inerente às atividades desenvolvidas em grupo, pois é fundamental a harmonia e o respeito à diversidade para uma convivência sadia entre os indivíduos. Pensamentos diversos são agregadores e contribuem para a evolução, por isso combatemos visões individualistas e competitivas, aceitando, respeitando e incluindo indivíduos diferentes em uma convivência comum, estabelecendo um contexto igualitário e incetivando a colaboração.

‘‘Aprender a ser’’ envolve o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo, onde o indivíduo entende quem ele é e aprende a respeitar as suas limitações e também as dos demais, gerenciando conflitos e aprendendo que cada ser é único, mas interdependente dentro de um grupo. Neste pilar são recorrentes temas como a ética, a sensibilidade, responsabilidade e humanidade, tão caros em uma sociedade plural.

metodologia.png

Tendo como base os pilares supracitados, desenvolvemos nossas aulas unindo teoria e prática da patinação, visando um aprendizado com 100% de aproveitamento. Para alcançarmos nossos objetivos, sabendo que o treinamento repetitivo e técnico torna-se cansativo, utilizamos atividades lúdicas e recursos pedagógicos que respeitam cada fase do desenvolvimento dos alunos e as necessidades da cada nível técnico. Dessa forma as aulas tornam-se mais divertidas e prazerosas, resultando em maior rendimento e, consequentemente, em sucesso.
Além disso, trabalhamos com dois núcleos distintos e com diferentes objetivos, sendo a ‘‘escolinha’’, onde os alunos aprendem as primeiras noções técnicas (deslizamento, figuras, saltos e corrupios) e onde são desenvolvidos nossos espetáculos e demais eventos. A partir do 2º ano de atividades, conforme for ocorrendo o desenvolvimento e evolução dos alunos, havendo interesse inicia-se o trabalho na ‘‘equipe de competição’’, núcleo voltado para o alto rendimento onde são trabalhamos os regulamentos oficiais da patinação artística e são preparados para os campeonatos.

crianças em aula.png

Em 2020, em virtude da pandemia e dos novos desafios que apresentaram-se, nossos técnicos formataram um conjunto inédito de manuais de patinação artística que passou a integrar a nossa metodologia própria de ensino. Estes manuais garantem um aprendizado com maior aproveitamento, pois nos possibilita trabalhar, além da prática da patinação, também a teoria, trazendo ilustrações e imagens técnicas que facilitam o entendimento dos movimentos. O material foi tão bem aceito e fez tanto sucesso que outras escolas solicitaram autorização para utilizar e, desde então, o reconhecem como uma importante ferramenta didática, sendo um diferencial positivo no desenvolvimento dos atletas.